Postagens

Mostrando postagens de maio, 2021

A missa vista pela TV vale como missa dominical?

 Segundo a liturgia cristã, o culto prestado a Deus é principalmente comunitário (liturgia = culto do povo) e enriquece a participação pessoal. Sempre é assim a celebração da Eucaristia: toda a assembleia participa (não apenas assiste) da celebração eucarística presidida pelo sacerdote e, junto dele, exerce o sacerdócio comum unindo a oferenda de si à de Cristo, feita de uma vez para sempre. Como consequência – eis aqui o aspecto moral – o preceito festivo da missa não pode ser cumprido sem a participação pessoal da Eucaristia dominical. Além disso, leva-se em consideração o outro princípio moral segundo o qual ninguém é obrigado a cumprir atos “impossíveis”. Por isso, quem, por sérios ou graves motivos, está impedido ou impossibilitado não está sujeito ao preceito: por exemplo, quem está doente ou é idoso, ou quem está particularmente longe do lugar da celebração dominical, ou onde, por falta de padres, a missa não é celebrada etc. Tendo estas premissas, torna-se clara a resposta à pe

Diferença entre Missa e Celebração da Palavra

 A Santa Missa é um ato solene em que os cristãos católicos celebram o sacrifício que Jesus Cristo fez pela humanidade na cruz, recordando a última ceia. É a pura adoração a Deus.  “Depois que o Concílio Vaticano II, a partir de um convite de uma Igreja Ministerial, e na ausência de muitos sacerdotes que cuidam da vida de comunidades cristãs em diversas partes do nosso mundo, a celebração da Palavra voltou a ser inserida para que o povo de Deus não ficasse privado nem da meditação da Palavra de Deus e nem da comunhão, previamente consagrada em uma Santa Missa”, explicou Pe. Welinton Silva, Missionário Redentorista. Não devemos confundir a Celebração da Palavra, mesmo com a distribuição da Comunhão, com a Santa Missa. De acordo com o padre, existem diferenças marcantes entre as duas celebrações. “Na celebração da Palavra, primeiro, há a ausência de um sacerdote, ou de um bispo, que são ministros ordinários para presidir o santo sacrifício da missa. A Celebração da Palavra é presidida po

Missa no sábado cumpre o preceito dominical?

 Em outras palavras, após o meio dia do sábado a Igreja celebra a liturgia de domingo, sendo assim, cumpre-se o preceito quem dela participa. Mas, temos algumas ressalvas. Por exemplo, uma celebração especial, em que se opta por uma liturgia própria de ação de graças, o preceito não é válido pois ela não bebeu do Evangelho. Se a liturgia da palavra é diferente da do domingo, requer que a pessoa participe no dia seguinte para não perder a sequência do mistério da Salvação. Analisando mais a fundo podemos nos questionar: Por que estou optando pelo sábado e não pelo domingo, dia do Senhor? Muitas pessoas, por exemplo, trabalham no domingo e acabam escolhendo por participar da celebração no dia anterior. Mas se estamos optando pelo simples fato de que nos é cômodo, vale a pena refletirmos. A missa não pode se tornar meramente uma obrigação, um cumprimento de horário, mas sim o desejo de viver o Mistério.

Diferença da Missa diária para a Missa dominical

O “primeiro dia da semana” tornou-se dia do Senhor – Domingo. Portanto, agora é do Senhor este dia! Isto significa: Este é um dia especial, “primordial”, no dizer do Concílio Vaticano II (SC 106), em que as comunidades cristãs, reunidas em assembleia, fazem esta experiência: O Senhor Jesus Cristo está vivo em nós, como diz São Jerônimo, cheio de entusiasmo: “O Domingo é o dia da ressurreição, o dia dos cristãos; é o nosso dia”. A Missa dominical é insubstituível e não pode ser negligenciada, mesmo na pandemia e em tempos de quarentena. Como celebramos este dia semanal da Páscoa, chamado Domingo? Pelo descanso, pelo lazer, pela diversão – pois Jesus Ressuscitado se faz presente na vida de seus amigos por meio de todas estas realidades – e, sobretudo, pela Eucaristia, pois nela celebramos precisamente a memória daquilo é a essência mesma do dia do Senhor: Páscoa!… “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição…”. É neste dia que Jesus continua a nos falar mediante