Crase - Prof Noslen

 Crase - fusão de duas vogais idênticas, a preposição a com o artigo definido feminino a ou as, o pronome demonstrativo a ou as, a vogal a que inicia os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo ou o a inicial do pronome relativo a qual (as quais). Para que ocorra, é necessário que o termo regente exija a preposição a e o termo regido admita o artigo a ou as.

Substitua a palavra feminina por uma masculina. Se o a se transformar em ao, existe crase.

Em topônimos (nomes de lugares), substitua o verbo ir por voltar. Se o a se transformar em da, use a crase. Se o lugar vier especificado, ocorrerá crase.

Macete inspirado na música Jingle Bells: 

Se vou à e volto da, acento lá no a! Se vou a e volto de, acento para quê? Se está especificado, acento vai ter!

locuções femininas - ocorre crase nas locuções prepositivas (à procura de, à espera de, à beira de, à custa de, à moda de), conjuntivas (à medida que, à proporção que) ou adverbiais (às vezes, à tarde, à noite, à direita, à esquerda, à toa, às escuras, à vontade, à beça). Nos adjuntos adverbiais de meio ou instrumento, não ocorre crase, a menos que cause ambiguidade.

à moda de - sempre ocorre crase, ainda que essa expressão venha subentendida.

aquele, aquela, aquilo - substitua esses pronomes por 'a este', 'a esta' e 'a isto'. Se mantiver o sentido, ocorre crase.

casa, terra e distância - ocorre crase nessas palavras quando especificadas

casos facultativos - antes de nomes próprios femininos, antes de pronomes possessivos femininos e depois da preposição até

1 - não se usa a crase em pessoas com quem não se tem intimidade, exceto se o nome vier qualificado por um adjetivo ou locução adjetiva

2 - se o nome próprio vier qualificado, usa-se a crase obrigatoriamente

3 - com pronome possessivo, é obrigatória a crase se houver elipse do substantivo

casos proibidos - antes de palavra masculina, antes de verbo, entre palavras repetidas, antes de pronomes pessoais, de tratamento, indefinidos, interrogativos, relativos e demonstrativos (exceto senhora, senhorita, dona, madame, mesma, própria e outra), antes de sujeito e objeto direto, quando antes do A houver preposição, antes de Nossa Senhora e de nomes de santas (exceto Virgem Maria), quando o A no singular estiver diante de uma palavra no plural

Nesse caso, o A é preposição, e o substantivo está usado em sentido genérico. Quando está usado em sentido específico, é precedido do artigo as e admite a crase.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sky+DirecTV - dúvidas

Cine Total / Sessão Especial - lista de filmes

Menu Sky em 2007 (1)