Maiúsculas e minúsculas - siglas

 O presidente Bolsonaro deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein. Agora está no quarto em processo de recuperação. Tevês, rádios, sites, blogues e jornais noticiaram o fato. Nas matérias divulgadas, sobressaíram dois pontos comuns:


1. o uso indevido das maiúsculas em unidade de terapia intensiva. Unidade de terapia intensiva é substantivo comum como ambulatório, sala de estar, consultório médico, sala de espera, consultório odontológico. Letras minúsculas, exceto em início de frase.


2. a grafia correta da sigla — UTI.


Usam-se todas as letras maiúsculas:


se a sigla tiver até três letras: Organização das Nações Unidas (ONU), Ministério da Educação (MEC), unidade de terapia intensiva (UTI), Polícia Militar (PM).

se todas as letras forem pronunciadas: Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nos demais casos, só a inicial é grandona: Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).


Atenção


Escreva os serezinhos sem ponto. Se estiverem no plural, o s minúsculo pede passagem: PMs, Detrans, UTIs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menu Sky em 2007 (1)

Globo - programação: semana de 05 a 11/07/2003

Sessão Especial - lista de filmes