27/05/2023 - folheto O Domingo (1)

  O Domingo - Celebração da Missa com Crianças

Solenidade de Pentecostes - Missa da Vigília

Ritos Iniciais - Reunidos no Senhor

Comentarista: Nesta vigília de Pentecostes, somos motivados a acolher o dom do Espírito Santo, com a mente e o coração abertos. Ele vem em socorro de nossa fraqueza e acende em nós o amor e a alegria de sermos assembleia amada de Deus.

1. Canto de Entrada

Eu navegarei no oceano do Espírito e ali adorarei ao Deus do

Meu amor


Eu navegarei no oceano do Espírito

E ali adorarei ao Deus do meu amor


Espírito, Espírito, que desce como fogo

Vem como em Pentecostes e enche-me de novo

Espírito, Espírito, que desce como fogo

Vem como em Pentecostes e enche-me de novo


Eu adorarei ao Deus da minha vida,

que me compreendeu sem nenhuma explicação


Eu servirei ao meu Deus fiel ao meu libertador

Aquele que venceu

2. Saudação Inicial

Padre: Queridas crianças, meus irmãos e irmãs, bem-vindos a esta Eucaristia. Com muita alegria, iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Crianças: Amém.

Padre: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

Crianças: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

3. Ato Penitencial

Padre: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor (pausa). Cantemos.

Quero confessar a Ti

Ilumina minha alma

Eu reconheço: Sou pecador!

Diante de mim, eu sei, está sempre o meu pecado

Foi contra Vós que eu pequei

Kyrie eleison

Christe eleison

Kyrie eleison

Padre: Deus misericordioso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Crianças: Amém.

4. Hino de Louvor

Glória, glória

Ao Pai, criador

Ao Filho, redentor

E ao Espírito, glória

Ao Pai, criador

Ao Filho, redentor

E ao Espírito, glória

Ao Pai, criador

Ao Filho, redentor

E ao Espírito, glória

E ao Espírito, glória

Ao Pai, criador do mundo

Ao Filho, redentor dos homens

E ao Espírito de amor demos sempre glória

E ao Espírito de amor demos sempre glória

5. Oração do Dia

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinquenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, as unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.             

Crianças: Amém.
Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Comentarista: A Palavra de Deus nos previne contra as divisões, sustenta nossa esperança e sacia nossa sede com a água viva que Jesus nos oferece. Ouçamos:

6. Primeira Leitura (Gn 11.1-9)

Leitor: Leitura do Livro do Gênesis. Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e aí se estabeleceram. E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa.  E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra”. Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram. Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e daí dispersou os homens por toda a terra – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

7. Salmo Responsorial - 103 (104)

Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.
2. Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
3. Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.
4. Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

8. Segunda Leitura (Rm 8,22-27)

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos: Sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

9. Aclamação ao Evangelho

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador.

10. Evangelho (Jo 7,37-39)

Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Crianças: Glória a vós, Senhor.
Padre: No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”. ]Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado – Palavra da salvação.
Crianças: Glória a vós, Senhor.

11. Homilia

12. Profissão de Fé
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, / criador do céu e da terra. /
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; /
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. /
Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; /
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, /
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; /
na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; /
na ressurreição da carne; / na vida eterna.
Amém.

13. Preces da Assembleia
Padre: Queridas crianças e todos aqui presentes, ao Deus do céu, de quem recebemos o Espírito Santo, rezemos ao Senhor:
Crianças: Enviai, Senhor, o vosso Espírito.
Criança: Para revigorar a Igreja em seu percurso sinodal.
Criança: Para animar os agentes de pastoral.
Criança: Para conduzir os povos à paz.
Criança: Para firmar os cristãos na unidade.
Criança: Para fortalecer os desanimados.
Padre: Tudo isso vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Liturgia Eucarística - Memorial do Senhor

Comentarista: O Espírito Santo transforma nossas oferendas em dons do Corpo e Sangue de Cristo, alimento eterno da nossa vida. Cantemos:

14. Canto de Ofertório

Minha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui
E te faço o meu pedido de não me esquecer de ti
Meu amor é como este pão, que era trigo
Que alguém plantou depois colheu
E depois tornou-se salvação, e deu mais vida
E alimentou o povo meu

Eu te ofereço este pão
Eu te ofereço meu amor
Eu te ofereço este pão
Eu te ofereço meu amor

Minha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui
E te faço o meu pedido de não me esquecer de ti
Meu amor é como este vinho, que era fruto
Que alguém plantou, depois colheu
E depois encheu-se de carinho
E deu mais vida, e saciou o povo meu

Eu te ofereço vinho e pão
Eu te ofereço meu amor
Eu te ofereço vinho e pão
Eu te ofereço meu amor

15. Convite à Oração
Padre: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Crianças: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

16. Oração Sobre as Oferendas
Infundi, ó Deus, a bênção do vosso Espírito nas oferendas aqui presentes para que se acenda em vossa Igreja aquela caridade que revela ao mundo o mistério da salvação.  Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

17. Oração Eucarística V
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Crianças: O nosso coração está em Deus.
Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Crianças: É nosso dever e nossa salvação.
Padre: É justo e nos faz todos ser mais santos louvar a vós, ó Pai, no mundo inteiro, de dia e de noite, agradecendo com Cristo, vosso Filho, nosso irmão. É ele o sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por nós todos, mandando que se faça a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira. Por isso, aqui estamos bem unidos, louvando e agradecendo com alegria, juntando nossa voz à voz dos anjos e à voz dos santos todos, pra cantar:

Eu celebrarei cantando ao Senhor
E só nEle me alegrarei

Eu o louvo, e adoro
Porque tens triunfado

Santo é o Senhor Deus do Universo
Santo é o Senhor Deus do Universo
Santo é o Senhor Deus do Universo
Porque Santo é

Ô, ô, Hosana nas alturas
Ô, ô, Hosana nas alturas
Ô, ô, Hosana nas alturas
Porque Santo és

Bendito é, bendito o que vem
Bendito é, bendito o que vem
Bendito é, bendito o que vem
Em nome de Deus

Padre: Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo + e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Crianças: Mandai o vosso Espírito Santo!
Padre: Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus apóstolos, Jesus, tendo o pão em suas mãos, olhou para o céu e deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
Crianças: Toda vez que se come deste Pão, toda vez que se bebe deste Vinho, se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta.
Padre: Recordamos, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreição e ascensão; nós queremos a vós oferecer este Pão que alimenta e que dá vida, este Vinho que nos salva e dá coragem.
Crianças: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Padre: E quando recebermos Pão e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Espírito nos una num só corpo, pra sermos um só povo em seu amor.
Crianças: O Espírito nos una num só corpo!
Padre: Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz.
Crianças: Caminhamos na estrada de Jesus!
Padre: Daí ao santo padre, o papa N., ser bem firme na fé, na caridade, e a N., que é bispo desta Igreja, muita luz para guiar o seu rebanho.
Crianças: Caminhamos na estrada de Jesus!
Padre: Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem, mãe de Deus e da Igreja, os apóstolos e todos os santos, que na vida souberam amar Cristo e seus irmãos.
Crianças: Esperamos entrar na vida eterna!
Padre: A todos os que chamastes para outra vida na vossa amizade e aos marcados com o sinal da fé, abrindo vossos braços, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes.
Crianças: A todos dai a luz que não se apaga!
Padre: E a nós, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, dai força para construirmos juntos o vosso reino, que também é nosso. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Crianças: Amém.

18. Rito da Comunhão - União e partilha
Padre: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, / santificado seja o vosso no­me; / venha­ a nós o vosso Reino, / seja feita­ a vossa vontade, assim na terra como no céu. / O pão nosso de cada­ dia nos dai hoje; / perdoai-nos as nossas ofensas, / assim como­ nós perdoamos a quem nos tem ofendido; / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal.
Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguar damos a vinda do Cristo salvador.
Crianças: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Crianças: O amor de Cristo nos uniu.
Se for oportuno, o presidente faz o convite para se darem a paz - dispensar o canto:
Padre: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
Todos dão a paz aos que estão próximos.
Crianças: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do­ mundo, tende piedade de nós! (bis) / Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Padre: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Crianças: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).

19. Canto de Comunhão
Quando entro nesta procissão
Não consigo explicar
Entrego o meu coração
Que somente quer te amar
Como a noiva que caminha rumo ao altar
E o noivo a te esperar

Quando entro nesta procissão
Não consigo explicar
Entrego o meu coração
Que somente quer te amar
Como a noiva que caminha rumo ao altar
E o noivo a te esperar

Jesus teu Corpo e Sangue me sustenta
Jesus toda Minh ‘alma se estremece
Jesus és razão da minha vida
És o amor, o amor
Jesus teu Corpo e Sangue me sustenta
Jesus toda Minh ‘alma se estremece
Jesus és razão da minha vida
O motivo maior do meu viver

20. Oração Depois da Comunhão
OREMOS: Aproveite-nos, ó Deus, a comunhão nesta Eucaristia, para que vivamos sempre inflamados por aquele Espírito que derramastes sobre os vossos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Pode haver avisos da comunidade e parabéns aos aniversariantes.

Ritos Finais - Deus nos envia

21. Vivência
Comentarista: Um dos grandes sinais da presença do Espírito Santo é exatamente a capacidade de dialogar e compreender. Sem deixar de apresentar a verdade de Cristo Jesus, saiamos desta missa com o propósito de buscar e acolher quem pensa, sente e vive de modo diferente do nosso. É o Espírito Santo quem vai conduzir este encontro, fazendo transparecer o bem e a unidade. Cabe a nós não fechar o coração ao que o Espírito nos quer mostrar.

22. Bênção Final e Despedida
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Abençoe-vos Deus todo-po deroso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Crianças: Graças a Deus.

23. Canto Final
O Senhor é Rei, o Senhor é meu Pastor e Rei
O Senhor está no céu o Senhor está no mar
Na extensão do infinito.

Está no céu, está no mar
Na extensão do infinito (2x)

Quando eu vacilar
Eu não temerei
Pois o Senhor está comigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menu Sky em 2007 (1)

Globo - programação: semana de 05 a 11/07/2003

Sessão Especial - lista de filmes