Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2023

Cineminha no STF: seção ou sessão?

 Expectativa geral. Gregos e troianos querem assistir ao vídeo da reunião ministerial citada por Sérgio Moro. Mas só convidados especiais terão vez. Entre eles, o procurador-geral da República, o advogado-geral da União e o ex-ministro Moro. A única exibição será amanhã. Enquanto a terça não vem, vale mandar pras cucuias a confusão que se formou com as palavras seção e sessão. A pronúncia de ambas é a mesma. Mas a grafia e o significado não se conhecem nem de elevador: Seção é a parte de um todo. Quer dizer divisão. No supermercado, há a seção de bebidas, a seção de frutas, a seção de laticínios. Na farmácia, a seção de remédios e a seção de cosméticos. Na loja, a seção de roupas masculinas, a seção de roupas femininas, a seção de roupas infantis. Também a seção eleitoral. Sessão é o todo. Dá nome ao tempo que dura uma reunião ou um espetáculo: sessão de cinema, sessão de terapia, sessão da tarde, sessão do Congresso, sessão espírita. Superdica Se um espetáculo foi cancelado, escreve-s

Cinema: origem

 Cinema já foi cinematográfico. Imagine a cena: — Maria, vamos ao cinematográfico? Valha-nos, Deus! Não há romantismo que suporte. Melhor apelar  para a lei do menor esforço. Ela é tão forte que, ao contrário de muitas leis que não pegam, pegou. A grandona virou cinema, que virou cine. Viva!

Madre superiora. Escola superior: o porquê da concordância

 Por que se diz “madre superiora”, mas “escola superior”? Madre e escola são nomes femininos. Mas o segundo adjetivo é masculino. A razão? O superiora joga claro. Refere-se a madre. O superior brinca de esconde-esconde. Oculta entre o nome e o adjetivo, está a locução “de nível”: escola (de nível) superior, instituição (de nível) superior, mercadoria (de nível) superior. Não existe elipse em madre superior, porque não faz sentido pensar em madre de nível superior.

Concordância: assim como, bem como

 Com as expressões assim como  e bem como, o verbo pode ir para o singular ou plural. Observe a vírgula: Paulo, assim como Maria, estuda medicina. Paulo assim como Maria estudam medicina. Paulo, bem como Maria, estuda medicina. Paulo bem como Maria estudam medicina. Viu? Com vírgula, o termo vira adjunto adverbial. Sem a vírgula, compõe o sujeito. A oração passa a ter sujeito composto. Daí o plural.  

Arraial: etimologia

 Prepare-se para as comemorações mais animadas do Nordeste. Campina Grande, Caruaru e tantas outras cidades passam o ano inteiro organizando os festejos. No vaivém, uma palavra ganha destaque. É arraial.   Você sabe de onde veio a criatura tão animada? Se você adivinhar, ganha um saco de pipoca. Levará pra casa umas branquinhas saltitantes, quentinhas e cheirosas. Quer saborear a delícia? Então marque a resposta certa:     Arraial veio de rei.     Arraial veio de areia.     Arraial veio de arraia.     Arraial veio de raio. E daí? Marcou a letra a? Acertou. Arraial é meio camaleão. Às vezes quer dizer acampamento militar. Outras, lugar de festas populares. Outras, ainda, um pequenino lugar do interior, um lugarejo. Outras, mais ainda, povoado provisório para romeiros e aldeola de pescadores. Antes de chegar à forma de agora, arraial teve outras caras. Uma delas é arreal. Ficou fácil, não? Tudo indica que arraial veio de real. Real vem de rei. No começo, arraial era o acampamento do rei.

Correios serão privatizados? Será privatizado?

 O governo fala em privatizações. Várias estatais estão na fila. Entre elas, os Correios. Ao tratar do assunto, pinta a dúvida. A palavra leva o verbo para o singular ou o plural? Correios é substantivo próprio escrito no plural. Joga no time de Palmeiras, Santos, Estados Unidos. A concordância depende do artigo. Se o nome vem acompanhado do pequenino, o verbo concorda com ele. Sem o monossílabo, é a vez do singular: Os Correios serão privatizados. O Palmeiras ganhou o jogo. Santos fica no litoral paulista. Esconde-esconde O artigo adora brincar de esconde-esconde. Às vezes, sobretudo em títulos, siglas e textos publicitários, o danadinho não aparece. Olho vivo! É armadilha. Ele conta como se estivesse presente: (Os) Correios serão privatizados. (Os) EUA expulsam imigrantes. (O) Palmeiras joga domingo.