26/11/2023 - folheto da missa

  O Domingo - Celebração da Missa com Crianças

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Ritos Iniciais - Reunidos no Senhor

Comentarista: Na solenidade litúrgica de hoje, somos acolhidos por Deus, que se dispõe a ser tudo em todos e restaura todas as coisas em seu Filho. Jesus, nosso Rei e Pastor, nos conduz pelos caminhos do cuidado e do amor pela vida, convidando-nos a reconhecê-lo e servi-lo no próximo necessitado. No dia em que se conclui o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, celebremos em comunhão com os cristãos leigos e leigas, que se comprometem dia a dia com o Reinado de nosso Senhor. Iniciemos nossa celebração.

1. Canto de Entrada
O Senhor é Rei
O Senhor é meu Pastor e Rei
O Senhor é Rei
O Senhor é meu Pastor e Rei

O Senhor está no céu
O Senhor está no mar
Na extensão do infinito

O Senhor está no céu
O Senhor está no mar
Na extensão do infinito

Está no céu
Está no mar
Na extensão do infinito

Está no céu
Está no mar
Na extensão do infinito

2. Saudação Inicial
Padre: Queridas crianças, meus irmãos e irmãs, bem-vindos a esta Eucaristia. Com muita alegria, iniciemos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Crianças: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

3. Ato Penitencial
Padre: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor (pausa). Cantemos.

Como a ovelha perdida, pelo pecado ferida,
eu te suplico perdão, ó bom pastor.

Kyrie Eleison!
Kyrie Eleison!
Kyrie Eleison!

Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso ao teu lado,
lembra-te de min pecador por tua cruz.

Christe Eleison!
Christe Eleison!
Christe Eleison!

Como a pecadora caída, derramo aos teus pés minha vida,
vê as lagrimas do meu coração e salva-me.

Kyrie Eleison!
Kyrie Eleison!
Kyrie Eleison!

Padre: Deus misericordioso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Crianças: Amém.

4. Hino de Louvor

Glória a Deus nos altos céus
Paz na terra a seus amados
A vós louvam, rei celeste
Os que foram libertados

Deus e Pai, nós vos louvamos
Adoramos, bendizemos
Damos glória ao vosso nome
Vossos dons, agradecemos

Glória a Deus lá nos céus
E paz aos seus, amém
Glória a Deus lá nos céus
E paz aos seus, amém

Senhor nosso, Jesus Cristo
Unigênito do Pai
Vós de Deus Cordeiro Santo
Nossas culpas, perdoai

Vós que estais junto do Pai
Como nosso intercessor
Acolhei nossos pedidos
Atendei nosso clamor

Vós somente sois o Santo
O Altíssimo Senhor
Com o Espírito Divino
De Deus Pai, no esplendor!

(Repete refrão)

5. Oração do Dia
OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do Universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.             
Crianças: Amém.

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Comentarista: Servindo a Jesus, nosso Rei e Pastor, encontramos a vida plena e recebemos a herança do Reino. Disponhamo-nos a ouvir e acolher sua Palavra, fonte de felicidade sem fim. Ouçamos:

6. Primeira Leitura (Ez 34,11-12.15-17)
Leitor: Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta deles. Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar - oráculo do Senhor Deus. Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascemtá-las conforme o direito. Quanto a vós, minhas ovelhas – assim diz o Senhor Deus – eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

7. Salmo Responsorial - 22 (23)
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.
1. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
2. Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.
3. Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

8. Segunda Leitura (1Cor 15,20-26.28)
Leitor: Irmãos: Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. ]O último inimigo a ser destruído é a morte. E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos – Palavra do Senhor.
Crianças: Graças a Deus.

9. Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o Reino que vem, seja bendito; ao que vem e a seu Reino, o louvor!

10. Evangelho (Mt 25,31-46)
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Crianças: Glória a vós, Senhor.
Padre: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna” – Palavra da salvação.
Crianças: Glória a vós, Senhor.

11. Homilia

12. Profissão de Fé
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, / criador do céu e da terra. /
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; /
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. /
Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; /
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, /
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; /
na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; /
na ressurreição da carne; / na vida eterna.
Amém.

13. Preces da Assembleia
Padre: Irmãos e irmãs, o Pai nos deu Jesus como o Pastor que nos conduz em segurança, restaurando nossas forças. Dirijamos a ele nossa oração comunitária, dizendo:
Crianças: Venha a nós, Senhor, o vosso reino!
Criança: Guia seguro da humanidade, animai a Igreja a ser sempre fiel à vossa Palavra em meio aos desafios da história, nós vos imploramos.
Criança: Deus do universo, orientai os governantes das nações para o compromisso prioritário com os empobrecidos da sociedade, nós vos imploramos.
Criança: Pai amoroso, concedei aos cristãos leigos e leigas encontrar sentido para a vida no serviço generoso ao vosso Reino, nós vos imploramos.
Criança: Pastor de nossa vida, reuni dentre os povos as ovelhas do vosso rebanho e apascentai-as nos prados da vida eterna, nós vos imploramos.
Padre: Tudo isso vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Liturgia Eucarística - Memorial do Senhor

Comentarista: A transfiguração de Jesus é a manifestação plena de sua divindade. Ele continua se revelando por meio de seu corpo e sangue, presença real na Eucaristia. Cantemos:

14. Canto de Ofertório
Os dons que trago aqui são o que fiz, o que vivi
O pão que ofertarei, pouco depois comungarei
Assim tudo o que é meu, sinto também que é de Deus

Esforço, trabalhos e sonhos, o amor concreto e feliz deste dia
Por Cristo, com Cristo e em Cristo, tudo ofertamos ao Pai na alegria

Jesus nos quis chamar para o seguir e ajudar
E aqui nos vai dizer como servir e oferecer
Deus pôs nas minhas mãos para eu partir com meus irmãos

15. Convite à Oração
Padre: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Crianças: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

16. Oração Sobre as Oferendas
Oferecendo-vos estes dons que nos reconciliam convosco, nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso próprio Filho conceda paz e união a todos os povos. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

17. Oração Eucarística III
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Crianças: O nosso coração está em Deus.
Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Crianças: É nosso dever e nossa salvação.
Padre: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso. Com óleo de exultação, consagrastes sacerdote eterno e rei do universo vosso Filho único, Jesus Cristo, Senhor nosso. Ele, oferecendo-se na Cruz, vítima pura e pacífica, realizou a redenção da humanidade. Submetendo ao seu poder toda criatura, entregará à vossa infinita majestade um reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz. Por essa razão, hoje e sempre, nós nos unimos aos anjos e arcanjos, aos querubins e serafins, e a toda a milícia celeste cantando (dizendo) a uma só voz:
Santo, Santo, Santo é o Senhor
Santo, Santo, Santo é o Senhor

Céus e terra proclamam a vossa glória
Hosana, Hosana, Hosana, Hosana nas alturas
Hosana, Hosana, Hosana, Hosana nas alturas

Santo, Santo, Santo é o Senhor
Santo, Santo, Santo é o Senhor

Bendito o que vem em nome do Senhor
Hosana, Hosana, Hosana, Hosana nas alturas
Hosana, Hosana, Hosana, Hosana nas alturas

Santo, Santo, Santo é o Senhor
Santo, Santo, Santo é o Senhor

Padre: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
Crianças: Santificai e reuni o vosso povo!
Padre: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e (+) o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
Crianças: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Padre: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
Crianças: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
Padre: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu; e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
Crianças: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Padre: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
Crianças: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
Padre: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, mãe de Deus e da Igreja, com São José, seu esposo, os vossos apóstolos e mártires, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
Crianças: Fazei de nós uma perfeita oferenda!
Padre: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa (N.), o nosso bispo (N.), com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
Crianças: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Padre: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
Crianças: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
Padre: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
Crianças: A todos saciai com vossa glória!
Padre: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Crianças: Amém.

18. Rito da Comunhão - União e partilha
Padre: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, / santificado seja o vosso no­me; / venha­ a nós o vosso Reino, / seja feita­ a vossa vontade, assim na terra como no céu. / O pão nosso de cada­ dia nos dai hoje; / perdoai-nos as nossas ofensas, / assim como­ nós perdoamos a quem nos tem ofendido; / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal.
Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguar damos a vinda do Cristo salvador.
Crianças: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Crianças: O amor de Cristo nos uniu.
Se for oportuno, o presidente faz o convite para se darem a paz - dispensar o canto:
Padre: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
Todos dão a paz aos que estão próximos.
Crianças: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do­ mundo, tende piedade de nós! (bis) / Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Padre: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Crianças: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).

19. Canto de Comunhão
Cristo, quero ser instrumento
De Tua paz e do Teu infinito amor
Onde houver ódio e rancor
Que eu leve a concórdia, que eu leve o amor

Onde há ofensa que dói, que eu leve o perdão
Onde houver a discórdia, que eu leve a união e Tua paz

Onde encontrar um irmão
A chorar de tristeza, sem ter voz e nem vez
Quero, bem no seu coração
Semear alegria pra florir gratidão

Mestre, que eu saiba amar
Compreender, consolar e dar sem receber
Quero sempre mais perdoar
Trabalhar na conquista e vitória da paz

(Repete refrão)

20. Oração Depois da Comunhão
OREMOS: Alimentados pelo pão da imortalidade, nós vos pedimos, ó Deus, que, gloriando-nos de obedecer na terra aos mandamentos de Cristo, Rei do universo, possamos viver com ele eternamente no reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor.
Crianças: Amém.

Pode haver avisos da comunidade e parabéns aos aniversariantes.

Ritos Finais - Deus nos envia

21. Vivência
Comentarista: Ao ouvir o Evangelho, tomamos consciência do modo como Jesus reina. Vivendo nossa vocação, deixemos que seu exemplo nos inspire a construir com Ele o Reino, que também é nosso. Ao Rei dos séculos, ao Deus incorruptível, invisível e único, honra e glória, pelos séculos dos séculos.

22. Bênção Final e Despedida
Padre: O Senhor esteja convosco.
Crianças: Ele está no meio de nós.
Padre: Abençoe-vos Deus todo-po deroso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Crianças: Amém.
Padre: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Crianças: Graças a Deus.

23. Canto Final
Quem nos separará? Quem vai nos separar?
Do amor de Cristo, quem nos separará?
Se Ele é por nós, quem será, quem será contra nós?
Quem vai nos separar do amor de Cristo?
Quem será?

Nem a espada ou perigo, nem os erros do meu irmão
Nenhuma das criaturas, nem a condenação

Nem a vida, nem a morte, a tristeza ou a aflição
Nem o passado, nem o presente, o futuro, nem opressão

Nem as alturas, nem os abismos, nem tampouco a perseguição
Nem a angústia, a dor, a fome, nem a tribulação

(repete refrão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sky+DirecTV - dúvidas

Cine Total / Sessão Especial - lista de filmes

Menu Sky em 2007 (1)