Autocuidado ou auto-cuidado - qual a forma correta?
Em meio a vídeos de skin care, treinos em academias e sorrisos reluzentes, esta palavra tornou-se muito popular na internet. Seu significado é bem simples: cuidar de si mesmo, devotar um tempinho na rotina para hábitos saudáveis e lazer. Mas como se escreve, “auto-cuidado” ou “autocuidado”?
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o correto é “autocuidado”, tudo junto, como dizemos no cotidiano. Isso porque, segundo o Novo Acordo Ortográfico de 2009, o hífen só sucede o prefixo “auto-” quando a próxima palavra começa com “h” ou “o”.
Assim, enquanto palavras como “autocuidado”, “autoestima”, “autoescola” e “autobiografia” são grafadas sem separação, “auto-observação” e “auto-orgulho” levam o hífen.
Exemplos
O autocuidado é muito importante para uma vida equilibrada.
Ela trabalha em uma companhia de produtos de autocuidado.
Aquela influencer fala muito sobre estilo de vida e autocuidado em suas redes sociais.
Quando a letra dobra
Os casos em que o hífen foi dispensado e o prefixo se junta à palavra também trazem uma particularidade com certas consoantes – e isso vale para qualquer prefixo. Se a palavra tiver “r” ou “s” como iniciais, elas são dobradas. É o que acontece com “autorreflexão”, “autossabotagem”, “guardarroupa” e “antissemita”.
Comentários
Postar um comentário