Fotinha ou fotinho - qual a forma correta?

     Você acaba de tirar uma selfie e vai publicar nas redes sociais. E aí surgiu a dúvida na hora de escrever a legenda: o diminutivo de “foto” é “fotinho” ou “fotinha”?

De acordo com a norma gramatical, o correto é “fotinho”, pois com o uso do sufixo “-inho”, conserva-se “a” ou “o” no final da palavra. Por isso; uma “moto”, uma “motinho”; um “poema”, um “poeminha”; um “samba”, um “sambinha”; um “cinema”, um “cineminha”; um “sistema”, um “sisteminha”.

O sufixo –zinho não se liga ao radical das palavras, mas sim às próprias palavras, mantendo a vogal final conforme o gênero da palavra no grau normal: uma motozinho / um poemazinho / um sambazinho / um sistemazinho / um cinemazinho.

Mas, segundo Eloy Souza, professor de língua portuguesa do Curso Anglo, não é errado usar a palavra “fotinha” em textos em que a norma culta não é uma imposição, como, por exemplo, em letras de música ou nas redes sociais.
O que define o gênero gramatical é o artigo

As pessoas podem confundir o uso do diminutivo de foto por causa do gênero gramatical. “O que define o gênero de uma palavra não é a sua terminação, ainda que a maioria dos substantivos masculinos termine em ‘o’ e os femininos, em ‘a’. Mas existem palavras que fogem a essa generalização: o clima, o pijama, o inseticida; a moto, a tribo, a libido. O que define o gênero é o artigo que ela aceita”, explica o professor Souza.

Segundo ele, “foto” é uma palavra feminina e exige o artigo “a”, mas, ao flexionar o diminutivo, não se substitui o “o” pelo “a”, de acordo com a norma culta.
Continua após a publicidade

De onde vem a palavra “foto”?

“Foto” provém da palavra “fotografia”, por um processo de formação chamado redução, em que a palavra perde parte do seu final, como em “pneu” de “pneumático”, ou “facu” de “faculdade”.

“Já a origem de ‘fotografia’ vem dos elementos de composição gregos fot(o)-, que significa luz, e -graf(o), que significa escrever/desenhar, terminando com o sufixo ‘-ia’. Assim significaria literalmente ‘desenho da luz’, o que faz referência ao processo que gera uma fotografia: a exposição do filme à luz”, esclarece Souza.
Exemplos
Exemplos com “fotinho”

O uso formal deve seguir a regra gramatical, como, por exemplo, em redações:

    Muito lindo o álbum com fotinhos de bebês.
    Ele tirou algumas fotinhos da festa de aniversário.
    Que fotinho encantadora! Achei maravilhosa a paisagem.

Exemplos com “fotinha”

Pode ser usada em ocasiões muito informais, como em posts nas redes sociais:

    Eu troquei minha fotinha no perfil do Instagram.
    Tira uma fotinha minha, por favor? Vou publicar já!
    Olha a selfie, pessoal! A fotinha ficou um arraso!

O grau diminutivo dos substantivos indica diminuição e pequenez. Pode também transmitir uma ideia de carinho, de admiração, de ironia e de desprezo.

No português existem vários sufixos que formam o grau diminutivo das palavras, sendo os sufixos –inho e –zinho os mais utilizados. Estes dois sufixos comportam-se, contudo, de modo diferente aquando da formação do grau diminutivo das palavras.

Diminutivo de motorista (homem): pode-se dizer “ele é um motoristinha” ou “ele é um motoristazinho“
Diminutivo de pijama: pode-se dizer “o pijaminha” ou “o pijamazinho“
Diminutivo de problema: estão corretas “o probleminha” ou “o problemazinho“
Diminutivo de programa: pode-se dizer “o programinha” ou “o programazinho“

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São João na Paraíba 2025: conheça a programação completa das festas

Confira agenda de shows de Xand Avião para o São João 2025, na Paraíba

lista de ajustes e configurações - TV Philco