Naufraga ou náufraga - qual a forma correta?
As duas palavras existem na língua portuguesa. Náufraga é um substantivo comum, forma feminina de náufrago e naufraga é o verbo naufragar conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo. Náufrago se refere a uma pessoa que naufragou. Naufragar se refere, principalmente, ao ato de um navio afundar.
A pronúncia das duas palavras é diferente. Em náufraga (náu-fra-ga) a sílaba tônica é o náu e em naufraga (nau-fra-ga) a sílaba tônica é o fra.
Assim, se estivermos falando de uma pessoa que naufragou, que foi vítima de um naufrágio, ou seja, de um acidente com um barco que afundou na água, devemos utilizar o substantivo comum feminino náufraga ou o substantivo comum masculino náufrago, dependendo do gênero.
Exemplos:
A náufraga sobreviveu ao naufrágio.
A náufraga foi dar à costa.
Se estivermos falando do verbo naufragar conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo, devemos utilizar: ele naufraga ou naufraga tu. O verbo naufragar se refere ao ato de afundar, soçobrar, submergir.
Exemplos:
O navio naufraga lentamente…
Comentários
Postar um comentário