Agosto Dourado: Saúde abre campanha de incentivo à amamentação e destaca a importância da doação de leite humano
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde e da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, abre, nesta sexta-feira (1), a campanha Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação. Este ano, a Campanha da Semana Mundial da Amamentação tem como tema "Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis", que destaca a prática não apenas como um ato importante para a saúde da criança e da mãe, mas também para a sustentabilidade do planeta.
Durante todo o mês, a SES realizará ações intersetoriais de incentivo, conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. Em parceria com hospitais, serviços de saúde e sociedade civil organizada, serão executados eventos, palestras e reuniões com a comunidade, para fortalecer o aleitamento materno e dar suporte às mulheres que amamentam. Além disso, as unidades da rede estadual também estarão com iluminação e decoração dos espaços na cor dourada, que representa o padrão ‘Ouro’ de qualidade do leite materno.
De acordo com a diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, priorizar o aleitamento materno é investir em sistemas de apoio mais humanos, acessíveis e alinhados aos desafios atuais, como as mudanças climáticas e o cuidado com o meio ambiente. “Quando falamos de amamentação sustentável significa trazer à tona o papel da sociedade no contexto da política de aleitamento. É uma forma de garantir que cada mãe tenha o apoio, o ambiente e os recursos necessários para amamentar com sucesso, do parto até os dois primeiros anos de vida da criança ou mais. Um apoio que deve começar no período pré-natal, com profissionais de saúde treinados para fornecer orientações claras, tranquilizadoras e qualificadas”, explicou.
Por ser um alimento completo, o leite materno deve ser oferecido de forma exclusiva para o bebê, já que proporciona todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de qualquer outro tipo de alimento ou bebida. O mês do aleitamento materno é instituído pela Lei nº 13.435/2.017, e ressalta a importância da doação de leite materno para os bancos de leite, pois doar leite ajuda a salvar vidas de bebês que não puderam ser amamentados.
Atualmente, a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano é a segunda maior rede do Nordeste e é composta por seis Bancos de Leite Humano em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, além de 20 Postos de Coleta de Leite Humano localizados em João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande, Monteiro, Santa Luzia, Piancó, Pombal, Sousa, Catolé do Rocha e São José de Piranhas. A média de coleta de leite humano doado, por ano, é em torno de 8 mil litros, por 6.480 mulheres doadoras, sendo distribuídos mais de 5.400 litros de leite humano pasteurizado para 9 mil bebês internos em hospitais.
Como forma de ampliar a política de maternoinfantil e incentivar a amamentação, a Paraíba ganhará no dia 5 de agosto, o Hospital da Mulher D. Creuza Pires, um equipamento especializado, que irá atender mulheres e recém-nascidos com uma estrutura completa, que inclui centro de parto normal, unidade intensiva (adulto e neonato), e o novo Banco de Leite.
Para diretora-geral do Hospital da Mulher, Marcela Tárcia, a nova estrutura proporcionará maior qualidade no cuidado às mamães e seus bebês. “É um grande avanço para a saúde do Estado, mas é ainda mais uma grande conquista das mulheres paraibanas. Nosso objetivo é, além de intensificar e ampliar nossos serviços no hospital, garantir às mulheres o direito a amamentar e incentivá-las a doar leite, para que outras mulheres e crianças também sejam beneficiados”, pontuou.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, e busca principalmente intensificar o chamamento para a doação e para novas doadoras, já que o leite doado é capaz de proteger a criança de várias doenças, além de ajudar a nutrir bebês – cada litro de leite doado é capaz de atender até 10 bebês recém-nascidos.
Como doar? - A doação de leite humano pode ser realizada em qualquer fase da amamentação, basta que a mulher esteja saudável e tenha excesso de leite. Para doar, não é necessário sair de casa. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe é enviada ao domicílio da mãe, orienta como deve ser feita a ordenha, entrega todos os materiais necessários e retorna semanalmente para recolher o leite acumulado.
PROGRAMAÇÃO EM ALUSÃO AO AGOSTO DOURADO 2025
TEMA: PRIORIZE A AMAMENTAÇÃO. CRIE SISTEMAS DE APOIO SUSTENTÁVEIS!
Data
Evento
Público alvo
MÊS
Iluminação Dourada nas Unidades Hospitalares
Campanha de doação de potes para Doação de Leite Humano nas Unidades Hospitalares
Programação das Unidades Hospitalares: Fortalecendo a Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC
Hospitais leitos obstétricos e credenciados na IHAC
MÊS
Qualificação da Rede de Bancos de Leite Humano
Local: Bancos de Leite do Estado
Postos de Coleta/
Bancos de Leite Humano
MÊS
Campanha de sensibilização
redes sociais e mídias
01/08 – 10h
Abertura Oficial do Agosto Dourado. Hospital Regional de Sousa
Local : PROCON do Município de Sousa
Profissionais de Saúde da APS, 10ª GRS, Hospital Regional de Sousa e BLH de Cajazeiras.
01/08 – 10h
Abertura Oficial do Agosto Dourado Maternidade Peregrino Filho
Local :Patos
11/08 – 10h
Abertura do AGOSTO DOURADO – HOSPITAL DA MULHER
Local: Hospital da Mulher D. Creuza Pires
Gestantes, Mães, doadoras e profissionais de saúde
11/08 – 14h
Palestra com APS do município de Guarabira sobre a importância da visita puerperal para o aleitamento materno. Local: SMS Guarabira
Agentes Comunitários de Saúde - ACS
12/08 – 8h
Start da Rota Domiciliar do Projeto Bombeiro Amigo do Peito
Local: Banco de Leite Anita Cabral - Hospital da Mulher
Corpo Militar integrante do Projeto Bombeiro Amigo do Peito
14/08 – 14h
WEBNÁRIO DIALOGA APS – Fortalecendo sistemas de apoio sustentáveis a amamentação na APS - YOUTUBE
Coordenadores e profissionais da APS
19/08 – 10h
INAUGURAÇÃO DO POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL DISTRITAL DE SOLÂNEA
Profissionais, Gestantes, Mães, doadoras e profissionais de saúde
26/08 – 10h
Inauguração da Sala de Apoio a Amamentação às Trabalhadoras e Estudantes da Universidade – UNIPE
Local: Centro de Vivência – EVA na Unipê
Trabalhadoras, professoras e estudantes da universidade
28/08 – 9h as 16h
Encontro Estadual de Boas Práticas na Assistência Perinatal
Local: Hospital da Mulher D. Creuza Pires
Neonatologistas, pediatras e equipe multiprofissional das UTIs NEO e UCINs
29/08
III Workshop de Amamentação de Campina Grande – Local: BLH ISEA
Rede Municipal Materno – Infantil
29/08
Encontro com doadoras e encerramento do Agosto dourado
Local: Hospital Regional de Guarabira
Gestantes, Mães, doadoras e profissionais de saúde
Comentários
Postar um comentário