Unimed implanta Programa de Cirurgia Robótica e realiza primeira telecirurgia da América Latina
O diretor da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, reforçou em suas redes sociais nesta sexta-feira (29/08) a implantação do Programa de Cirurgia Robótica e Telecirurgia da Unimed Brasil, considerado um marco histórico para a saúde no país.
De acordo com Ramalho, a iniciativa foi estruturada em três frentes:
Comitê técnico-regulatório – responsável por fomentar pesquisas, estudos multicêntricos, protocolos e diretrizes;
Comitê de capacitação e treinamento – com polos de formação de excelência;
Comitê de negócios – dedicado à construção de modelos sustentáveis.
O programa simboliza o protagonismo do Sistema Unimed em inovação e cuidado, reafirmando sua posição de destaque no setor de saúde suplementar.
Primeira telecirurgia da América Latina
Um dos marcos inaugurais da iniciativa foi a realização da primeira telecirurgia da América Latina, conectando Cascavel (onde o cirurgião operava no console) e Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, a 500 km de distância.
O procedimento durou cerca de três horas e foi conduzido com auxílio do robô da EDGE Medical, recém-chegado à Scolla, em Curitiba. Segundo Gualter Ramalho, o braço robótico respondeu em tempo real aos comandos, com um delay de apenas 10 milissegundos, demonstrando robustez, precisão, eficiência e segurança.
A conquista só foi possível graças à parceria entre o Sistema Unimed (com participação direta da Unimed João Pessoa), a EDGE Medical, a David Medical e a Scolla, em Curitiba.
Comentários
Postar um comentário